Translate

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Aula do 6° ano para quem não foi hoje!

Sinais de pontuação

    Os sinais de pontuação servem para mostrar as marcas sonoras em um texto escrito. Sem esses sinais de pontuação não conseguiríamos entender um texto escrito.
A herança
   

Um homem rico esta muito doente. Sentindo que sua hora estava chegando, pediu papel e caneta e escreveu:

“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”

Mas antes de pontuar sua frase ele morreu. Para quem o falecido deixou sua fortuna? Eram quatro concorrentes.

Nesse mesmo dia todos foram chamados para decidir o impasse.
O sobrinho pontuou da seguinte forma:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
Já a irmã pontuou assim:

“Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”
O padeiro fez a pontuação que julgou correta:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
E um representante dos pobres, com mais estudo, fez sua versão:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro”

Como não entrou-se em acordo o caso foi parar no tribunal. O juiz decidiu que a herança deveria ficar com os pobres.

Texto adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Comunicação/Expressão em língua nacional. São Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.

Interpretação de texto



1) Qual é o assunto principal do texto?:

a) ( ) a herança                                b) ( ) a pontuação                                          c) ( ) a família


2) Quantos personagens estão disputando a herança?

a) ( ) 6                                                    b) ( ) 4                                                  c) ( ) 10


3) Esse texto é ?

d) ( ) informativo                                 e) ( ) descritivo                                            f) ( ) narrativo



4) Qual é o título do texto? Quem é o autor?


5) Qual é a diferença que as diversas pontuações trouxeram ao texto?


6) Os sinais de pontuação são diferentes? Justifique.


7) Diga como se chama e qual a função dos sinais abaixo.

a) ? =

b) ! =

c) . =

d) … =

e) – =

f) , =



8) Qual sua opinião sobre a atitude do juíz? Justifique.


9) Se você fosse o juiz o que faria? Justifique.


10) Como você pontuaria esse texto se fosse .

Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa

a) Se você fosse o neto

b) Se você fosse a neta

c) Se você fosse Renata

d) Se você fosse o filho

e) Se você fosse Elis

Nenhum comentário:

Postar um comentário